Laboratório de Estudos sobre o Império Romano

VIII Ciclo de palestras: Identidade, memória e espacialidade no Mundo Antigo

Entre os dias 24 e 28 de junho de 2019, ocorrerá, nas dependências da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), no campus de Goiabeiras, o VIII Ciclo de Palestras do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano, seção ES (Leir/ES).

O evento, que terá lugar no auditório do Centro de Ciências Humanas e Naturais (IC-II), de 2ª a 6ª feira, das 9h às 12h, é mais uma iniciativa do Leir/ES, em associação com o Programa de Pós-Graduação em História (PPGHis) da Ufes, com o objetivo de divulgar as pesquisas em Antiguidade realizadas pelos investigadores locais e fomentar a discussão, sobretudo, entre os novos pesquisadores.

O tema do Ciclo de palestras deste ano é Identidade, memória e espacialidade no Mundo Antigo. A problemática escolhida se associa às investigações em curso que têm como mote central objetos identificados, sobretudo, com a Nova História Cultural e Política, e sua interface com a Antropologia, a Arqueologia, a Geografia, entre outras disciplinas afins. Numa perspectiva pós-estruturalista, identidade, memória e espaço são conceitos percebidos como elementos chave na própria inteligibilidade de um processo histórico difuso, dinâmico e conflituoso. A multiplicidade das construções identitárias, os usos mnemônicos do passado e as diferentes formas de se conceber o espaço em sua relação explícita com as hegemonias políticas e sociais são algumas das percepções atualmente caras aos antiquistas, proporcionando a ampliação do escopo de suas investigações, ao mesmo tempo que lhes oferecem possibilidades ímpares de compreensão do Mundo Antigo.

Inscrições

As inscrições para acompanhamento do Encontro, na condição de ouvinte, estarão abertas entre os dias 20 de maio e 21 de junho, no Laboratório de Estudos sobre o Império Romano (Prédio Wallaci Corradi, 2º pavimento, sala 208).  A taxa de inscrição é de R$ 10,00 (dez reais), com direito a certificado.

O formulário de inscrição do VIII Ciclo de palestras do Leir/ES, encontra-se em anexo. No caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail: ciclopalestras.ufes [at] gmail.com.

Certificados

Para recebimento da certificação de ouvinte, será necessário ter presença mínima de 75%. Os certificados serão entregues ao final do último dia do evento. Informamos uma lista com os ouvintes que receberão os certtificados será anexada à página ao final do Ciclo de palestras.

Programação

A programação completa, com os devidos resumos, está disponível para download no final da página.

Tags:

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.