I Colóquio Internacional de Estudos Greco-Romanos – Espaços do sagrado na cidade antiga

Entre os dias 23 e 25 de novembro de 2016 ocorrerá, no campus da Ufes, em Goiabeiras, o I Colóquio Internacional de Estudos Greco-Romanos, “Espaços do sagrado na cidade antiga”, uma atividade do Leir/ES em parceria com a Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho.

O evento ocorrerá no Anfiteatro I do Centro de Ciências Humanas e Naturais. Na oportunidade, contaremos com a presença de integrantes da equipe de Arqueologia Clássica da Universidade do Minho, além de destacados historiadores e arqueólogos brasileiros.  O evento é uma iniciativa do Leir/ES com apoio do Programa de Pós-Graduação em História, da Capes e do CNPq.

Por intermédio do tema escolhido para o Colóquio, “Espaços do sagrado na cidade antiga”, pretende-se investigar o ethos sagrado do espaço urbano na Antiguidade Clássica, e isso tanto em contexto pagão quanto em contexto cristão. Dentre as atividades previstas para o Colóquio, encontra-se a oferta de dois minicursos sobre a relação da cidade antiga com o sagrado, a ser ministrados pelos Profs. Drs. Maria Manuela R. Martins e Jorge Manuel Pinto Ribeiro, da UMinho.

Inscrições

As inscrições como ouvintes ocorrerão entre os dias 16 e 23 de novembro, na sede do Laboratório (Prédio Bárbara Weinberg II, 1º andar). Os inscritos poderão frequentar ambos os cursos ofertados. O formulário de inscrição, para impressão, encontra-se em anexo, assim como o Caderno de resumos e programação.